terça-feira, 28 de outubro de 2014

Natal na barca - Lygia Fagundes

Uma mulher estava em uma barca à noite. Junto a ela estavam um velho que falava sozinho e  uma senhora com uma criança. Como a mulher não tinha nada para falar, decidiu se debruçar na proa do barco e olhar o céu. Afinal, era Natal.  Ao se debruçar, um objeto dela caiu na água e ela decidiu pegá-lo. ''Que água gelada'', comentou a mulher.  A senhora com a criança respondeu: '' De manhã esse rio é quente''. E a partir daí elas começaram a conversar. A senhora contou diversas coisas a respeito da sua vida pessoal: A cidade onde morava, a morte de seu primeiro filho ( a criança em seu colo era o segundo), e o fato de seu marido tê-la abandonado. A mulher, depois de ouvir a senhora, ficou impressionada com a posição que esta tinha a respeito da própria vida; Apesar de todas as dificuldades que ela passara, a senhora continuava com uma expressão de confiança, de que tudo iria melhorar. Mas por que?  ''Tenho fé,dona'', disse a velha.
  O barco já estava chegando no porto e a mulher decidiu se despedir da senhora. Se despediram. ''Feliz natal'', disse a senhora. A mulher, então, ficou a observá-la enquanto descia do barco, depois voltou sua atenção para as águas do rio. ''Verde e quente'', veio a sua mente.


Bom, este é o resumo do texto número 2 do livro, ok? Pelo que entendi nesta leitura, irão ter momentos da sua vida que a tornarão ''gelada'' como a água do rio à noite, porém, haverá momentos que a deixarão ''quente e verde'', ou seja, alegre, boa. Acho que a mensagem do texto é essa !

Beijos, Clarissa





Nenhum comentário:

Postar um comentário